“Amamentação – Menos risco de cancro da mama”
“Amamentar reduz o risco de cancro da mama, mesmo quando há casos na história da família. Ou seja, se qualquer mulher tem inúmeros benefícios na saúde com o facto de amamentar, as mulheres com risco acrescido de cancro da mama têm ainda mais razões para investir no aleitamento materno.
De acordo com um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte, estas mulheres verão reduzido o risco de cancro da mama em 59 por cento. Estas são, sem dúvida, boas notícias para quem tem antecedentes da doença na família.
O impacto da amamentação é tão significativo como tomar um medicamento anti-estrogénio (como o tamoxifeno) durante cinco anos. Mas ao contrário do medicamento, a amamentação é benéfica para a mãe e para o bebé.
A duração do aleitamento materno parece ter menos impacto na redução do risco de cancro como o simples facto de ter ou não amamentado. A redução foi idêntica em mulheres que amamentaram três meses e naquelas que amamentaram três anos.
Ainda não são conhecidas as razões por trás deste efeito benéfico da amamentação, mas os autores do estudo avançam uma hipótese: quando as mulheres não amamentam surgem no pós-parto ingurgitações, inflamações e alterações no tecido mamário que podem aumentar o risco, mais tarde, de desenvolverem tumores. A amamentação pode prevenir essa situação.
Nesta investigação foi analisada a história clínica de mais de 100 mil mulheres que fizeram parte de um estudo de longa duração nos EUA. As conclusões foram publicadas este mês na revista científica Archives of Internal Medicine.”
Revista IOL Mãe
2009/08/28
Filed under: Amamentação, Saúde on Novembro 12th, 2009





Leave a Reply