“Frutas e legumes promovem fertilidade masculina”

Investigadores das Universidades de Múrcia e de Alicante (Espanha) concluíram que deixar de lado frutas e legumes pode comprometer a capacidade reprodutiva do homem. O poder destes alimentos está nos antioxidantes que melhoram a qualidade do esperma: a concentração dos espermatozóides torna-se maior e também a sua mobilidade e morfologia. Assim um baixo e continuado consumo destes alimentos pode conduzir a um decréscimo na fertilidade. Tal como optar por uma dieta rica em gordura.

Estudos anteriores já haviam relacionado dietas ricas em lacticínios e carne com alto teor de gordura com uma menor qualidade do esperma quando comparado com o de homens que mantêm dietas mais ricas em fruta e legumes. Este novo estudo foi publicado na revista Fertility and Sterility, da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Numa próxima etapa da investigação, os cientistas vão avaliar se o consumo de suplementos vitamínicos, terá o mesmo efeito que o consumo regular de uma dieta rica em frutas e legumes.

Até porque os problemas de infertilidade são crescentes em todo o mundo e será em muitos casos mais fácil tomar suplementos do que alterar hábitos de uma vida.

Homens portugueses: os mais férteis da Europa
Outro estudo recente, realizado pelo Instituto Valenciano de Infertilidade, avaliou a fertilidade dos homens europeus entre 2001 e 2008. Os portugueses ocuparam o primeiro lugar da lista de qualidade do esperma, seguidos dos espanhóis.

Em vários países do norte da Europa, como na Dinamarca, os valores são preocupantes: 40 por cento dos jovens apresenta padrões de qualidade do esperma inferiores aos considerados necessários para se ser fértil. Os hábitos de vida e a alimentação podem ter mais influência nesta questão do que se imaginava.

Revista IOL Mãe
2009/06/12

4 Responses to ““Frutas e legumes promovem fertilidade masculina””

  1. Muito interessante.

  2. Quase parece ser um contra-senso, uma vez que a nossa alimentação não é propriamente rica em vegetais e legumes. Não acha MJ?

  3. Já n morremos hoje maede6, pensava o mesmo.

  4. Olá a todas! :)

    Bom, eu penso que nós (portugueses), de facto, poderíamos ter uma alimentação melhor. Até porque a nossa terra produz muitos e bons legumes e frutos. ;)

    No entanto, o estudo foi feito com homens europeus e eu tenho ideia que os países do sul da Europa têm uma dieta alimentar mais variada do que os países do Norte. É a chamada dieta mediterrânica. :)

    Por isso até entendo que os homens portugueses não tenham ficado em último lugar. ;) Mas daí a ficarem em 1º? :)
    Já agora seria interessante sabermos quais eram as outras nacionalidades.

Leave a Reply